Dieta do Ovo 2019 – Guia Completo e Passo a Passo

São muitas as dietas quando o assunto é perder peso. Entre as mais procuradas hoje em dia encontramos a dieta do ovo. Geralmente, muitas dessas dietas prometem resultados fantásticos que chega a impressionar.

As dietas são as mais diversas, umas evitam os carboidratos, outras que somente consomem proteínas, e acredite, outras só permitem as frutas.

E o que a grande maioria tem em comum, é que praticamente todas acabam por não entregar o esperado. Ou seja, falham quando oferecem uma reeducação alimentar adequada.

É importante saber que dietas que acabam por eliminar determinado grupo alimentar, também acabam por criar certas deficiências.

Deficiências essas de nutrientes que resultam no famoso e conhecido “efeito sanfona”. Isso quer dizer que você poderá até perder peso suficiente, mas as chances de ganhá-lo rapidamente são bem maiores.

E porque isso acontece? Justamente pelo simples fato de que você ao invés de equilibrar a dieta, ou seja, fazer a mudança de hábitos. Simplesmente está retirando determinado alimento.

Sendo assim, diante de tudo que foi dito até o momento, a dieta do ovo vem se mostrando uma das melhores opções. Isso se dá muito devido a mesma não eliminar nada, pelo contrário, ela apenas sugere que seja feita uma simples diminuição de calorias.

Por isso é preciso entender de forma completa como funciona a dieta do ovo. Dentro desse entendimento, veremos cardápios e dicas muito interessantes e importantes para uma dieta adequada e equilibrada.

O que seria então a dieta do ovo?

A dieta do ovo tem como base principal ingerir ovos antes das principais refeições. O indicado seria que se consumisse um ovo poché antes do café da manhã, almoço e do jantar.

Mas se você acha difícil, o ovo pode ser cozido mesmo.

O principal objetivo dessa dieta é basicamente aumentar a quantidade de ovo diária, e ao mesmo tempo, reduzir os demais alimentos.

Com esse tipo de associação ou combinação entre ovo e os demais alimentos, acontecerá à diminuição de peso.

Lembrando que o ovo é um dos melhores alimentos para saciar a fome. E a associação do ovo com os demais alimentos é justamente para se criar uma dieta hipocalórica, ou seja, você vai consumir menos calorias do que necessita de verdade.
Exemplo de cardápio para dieta do ovo

O Café da Manhã:

– Primeiro dia: tomar café sem açúcar, 2 ovos cozidos e 5 castanhas de caju;
– Segundo dia: 1 xícara de chá branco e 2 ovos mexidos na manteiga;
– Terceiro dia: café sem açúcar e omelete de 2 ovos e queijo.

Lanche da Manhã:

– Primeiro dia: 1 maçã;
– Segundo dia: 1 pêra;
– Terceiro dia: 2 fatias de melancia.
Almoço ou Jantar:
– Primeiro dia: 1 filé de frango ao molho de tomate, azeite e arroz de couve-flor com legumes;
– Segundo dia: omelete de 2 ovos com recheio de frango, tomate e orégano;
– Terceiro dia: peixe ao forno com azeite e legumes.
Lanche da Tarde:
– Primeiro dia: 1 iogurte natural com chia;
– Segundo dia: café sem açúcar com 2 fatias de queijo coalho, podendo ser também queijo minas;
– Terceiro dia: 1 iogurte natural com 1 ovo cozido.

Está aí, um bom exemplo de um cardápio para uma dieta do ovo. Perceba também que o ovo cozido contém menos calorias do que o ovo frito.
Existe regra para a dieta do ovo?
Não é que seja regra, mas o interessante é que se aumente o consumo de ovo, juntamente com alimentos frescos e consequentemente mais leves.

Como exemplo, temos as frutas, saladas, frango, peixes e as chamadas, gorduras boas. Entre as gorduras boas podemos citar o azeite, as castanhas e até as sementes.

Como estamos falando em dieta do ovo ou em qualquer outra dieta, é preciso seguir a regra de não consumir bebida alcoólica, refrigerantes, sucos prontos, frituras, doces, comidas prontas e até em pó.

Há! Uma das principais regras, evitar o consumo de sal em excesso.

Existe vantagem na dieta do ovo?

Claro que existem vantagens na dieta do ovo. Uma das principais é simplesmente a perda de peso em pouco tempo. Mas para que isso seja possível é preciso parar com o consumo de empacotados para se ter a limpeza do corpo.

Outra vantagem é que o ovo tem nas proteínas, gorduras boas, e principalmente as vitaminas A e E, suas vantagens. Isso faz do ovo um dos alimentos com maior valor biológico.

A dieta do ovo, se comparada a outras dietas, oferece o consumo de algumas calorias. Os exercícios poderão ser praticados de forma leve e moderados.

Entre os exercícios, as caminhadas, musculação e dança, vão ajudar bastante para perder peso durante a dieta.

Existem cuidados a ser tomadas após a dieta?

Sim. Toda e qualquer dieta necessita de cuidados específicos após o seu término. Para começar, durante a dieta será necessário o acompanhamento do nutricionista.

Um profissional adequado poderá fazer as melhores indicações, principalmente, em relação à quantidade de ovo a ser consumida.

Ao completar 2 semanas de dieta do ovo, é interessante que se consuma alimentos frescos, isso traz o equilíbrio na forma de alimentação.

A prática de atividades físicas de forma regular, também é aconselhada. Essa prática ajuda no aceleramento da perda de peso.

E como fica o Colesterol?

Durante muitos anos, o ovo foi tido como um dos grandes vilões na alimentação saudável, mas, no decorrer dos anos, após muitas pesquisas, o ovo passou a ser considerado um dos alimentos mais nutritivos do mundo.

Diante das pesquisas feitas, ficou comprovado de que o ovo não afeta, em 70% dos casos, o colesterol das pessoas. Já para quem apresenta algum problema que venha a apresentar quadro de colesterol alto, o indicado é o consumo da clara.

Algumas dicas para a dieta do ovo

Vejamos então algumas dicas bem interessantes para a dieta do ovo:

– Tenha preferência por ovos caipiras ou orgânicos;
– Não coloque sal no ovo, isso pode fazer com que você fique inchado devido o cálcio;
– Evite acrescentar gorduras nos ovos;
– Evite fazer a dieta por mais de uma semana;
– Inclua mudanças na alimentação.

Para finalizar, é muito importante deixar claro que não existe nenhuma dieta milagrosa. É preciso ter consciência e procurar ajuda de um especialista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo